PARANAPIACABA

PARANAPIACABA
Vila Ferroviária de Paranapiacaba

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sessão literatura. Clássicos - CLARA DOS ANJOS - Lima Barreto

Caros,
 
A educação nos confere desafios. Quando superados nos confere autonomia e liberdade. Os livros paradidáticos são constituídos de informações que pretendem transmitir conhecimento e informação, liberdade e autonomia. Abordam assuntos paralelos ligados às matérias do currículo regular. 
Desejo a todos um ano letivo repleto de boas leituras e muita sabedoria.
 
SINOPSE
Clara dos Anjos confirma o estilo literário que tão bem caracterizou um dos maiores nomes de nossa literatura: Lima Barreto. Impregnada de críticas ao preconceito racial, a malograda história de amor vivida pela ingênua Clara desnuda os subúrbios cariocas do inicio do século XX. Pobre e mulata, Clara é iludida por um conquistador de cor branca e nenhuma virtude. Numa narrativa de características naturalistas, Lima Barreto expõe as dores e amores de uma parcela da população que vivia desprovida de merecido destaque no cenário literário nacional.
O AUTOR

Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu no Rio de Janeiro a 13 de maio de 1881 e morreu na mesma cidade a 1.° de novembro de 1922.Conhecido como Lima Barreto, foi um jornalista e um dos mais importantes escritores libertários brasileiros. É um escritor tipicamente brasileiro, pois seus romances falam da vida do suburbio, de gente humilde, dos marginalizados (mulatos, loucos, alcoólatras e pobres).

PROPOSTA
Ensino Fundamental - 9º ANO

PALAVRAS- CHAVE

Amor, preconceito, questão racial, injustiça e pobreza

TRABALHANDO O LIVRO

Áreas envolvidas

§   Linguagem: Gênero: romance

§   Língua Portuguesa / Literatura: Fazer a interpretação do texto por meio da leitura. Desenvolvimento da linguagem oral. Ampliação do vocabulário. Descrição de espaço e personagens.

§   História: Retratar a sociedade brasileira no século XX com denúncia áspera do preconceito racial e social.

§   Geografia: O espaço do subúrbio urbano e o centro da cidade no século XX: relações de poder, miséria e violência.

Temas transversais

·         Ética: conceito de justiça baseado na equidade e sensibilidade pela necessidade de construção de uma sociedade justa.  com atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças sociais, discutindo a moral vigente e tentando compreender os valores presentes na sociedade atual e em que medida eles devem ou podem ser avaliados qualitativamente.

ANTES DA LEITURA

1.     Leia o romance com antecedência, preparando-se para a leitura para o grande grupo.
2.       Recordar as características técnicas e estéticas principais do conto, destacando a unidade de ação e a brevidade do enredo, bem como a relação literatura – contexto social.
3.       Converse sobre a vida de Lima Barreto, suas obras, e a importância deste autor para a história do Brasil.
4.       Verificar o que os alunos sabem sobre prosa. Diferencie os gêneros existentes e esclareça suas funções, estilos e estruturas.

DURANTE A LEITURA

1.     Solicite à sala a fazer uma leitura concisa do texto. Explique a importância de uma leitura compenetrada. Como ler, por que ler e quando ler.
2.     Em seguida, convide-os a realizar uma resenha que contenha no mínimo:
·          Resumo do enredo
·          Características das personagens
·          Contexto Histórico (relações sociais de poder, preconceito racial e violência)
3.     Conduza-os para a reflexão sobre preconceito sob todas as formas.

APÓS A LEITURA

1.     Converse um pouco sobre a atmosfera de lenda e de sonho do romance vinculados à aposta e disparidades de comportamento.
2.     Promova um debate sobre os pontos éticos abordados no conto. Uma análise crítica é bem vinda nesta idade, com vistas à inter e trans disciplinariedade (Artes, Geografia, Língua Portuguesa e História)

SUGESTÃO DE USO EDUCATIVO

PEÇA TEATRAL

Dramatização de cenas urbanas, envolvendo cenas urbanas de abandono familiar e violência urbana. Solicitação de paz, respeito e obediência aos direitos humanos O objetivo é estimular a reflexão e de fazer com que exista um movimento de integração entre os jovens com vistas a anulação do preconceito racial e social. A atividade envolve as disciplinas de Arte, Língua Portuguesa (Linguagem, código e suas tecnologias) e História (Ciências Humanas e suas tecnologias).

SITES RELACIONADOS

www.casalimabarreto.com

Núcleo de Pesquisas sobre Lima Barreto e sua obras.

www.academia.org.br

Academia Brasileira de Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário