Caros,
A educação nos confere desafios. Quando superados nos confere autonomia e liberdade. Os livros paradidáticos são constituídos de informações que pretendem transmitir conhecimento e informação, liberdade e autonomia. Abordam assuntos paralelos ligados às matérias do currículo regular.
Desejo a todos um ano letivo repleto de boas leituras e muita sabedoria.
SINOPSE
Clara dos Anjos confirma o estilo literário que tão bem caracterizou um dos maiores nomes de nossa literatura: Lima Barreto. Impregnada de críticas ao preconceito racial, a malograda história de amor vivida pela ingênua Clara desnuda os subúrbios cariocas do inicio do século XX. Pobre e mulata, Clara é iludida por um conquistador de cor branca e nenhuma virtude. Numa narrativa de características naturalistas, Lima Barreto expõe as dores e amores de uma parcela da população que vivia desprovida de merecido destaque no cenário literário nacional.
O AUTOR
Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu no Rio de Janeiro a 13 de maio de 1881 e morreu na mesma cidade a 1.° de novembro de 1922.Conhecido como Lima Barreto, foi um jornalista e um dos mais importantes escritores libertários brasileiros. É um escritor tipicamente brasileiro, pois seus romances falam da vida do suburbio, de gente humilde, dos marginalizados (mulatos, loucos, alcoólatras e pobres).
PROPOSTA
Ensino Fundamental - 9º ANO
PALAVRAS- CHAVE
Amor, preconceito, questão racial, injustiça e pobreza
TRABALHANDO O LIVRO
Áreas envolvidas
§ Linguagem: Gênero: romance
§ Língua Portuguesa / Literatura: Fazer a interpretação do texto por meio da leitura. Desenvolvimento da linguagem oral. Ampliação do vocabulário. Descrição de espaço e personagens.
§ História: Retratar a sociedade brasileira no século XX com denúncia áspera do preconceito racial e social.
§ Geografia: O espaço do subúrbio urbano e o centro da cidade no século XX: relações de poder, miséria e violência.
Temas transversais
· Ética: conceito de justiça baseado na equidade e sensibilidade pela necessidade de construção de uma sociedade justa. com atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças sociais, discutindo a moral vigente e tentando compreender os valores presentes na sociedade atual e em que medida eles devem ou podem ser avaliados qualitativamente.
ANTES DA LEITURA
1. Leia o romance com antecedência, preparando-se para a leitura para o grande grupo.
2. Recordar as características técnicas e estéticas principais do conto, destacando a unidade de ação e a brevidade do enredo, bem como a relação literatura – contexto social.
3. Converse sobre a vida de Lima Barreto, suas obras, e a importância deste autor para a história do Brasil.
4. Verificar o que os alunos sabem sobre prosa. Diferencie os gêneros existentes e esclareça suas funções, estilos e estruturas.
DURANTE A LEITURA
1. Solicite à sala a fazer uma leitura concisa do texto. Explique a importância de uma leitura compenetrada. Como ler, por que ler e quando ler.
2. Em seguida, convide-os a realizar uma resenha que contenha no mínimo:
· Resumo do enredo
· Características das personagens
· Contexto Histórico (relações sociais de poder, preconceito racial e violência)
3. Conduza-os para a reflexão sobre preconceito sob todas as formas.
APÓS A LEITURA
1. Converse um pouco sobre a atmosfera de lenda e de sonho do romance vinculados à aposta e disparidades de comportamento.
2. Promova um debate sobre os pontos éticos abordados no conto. Uma análise crítica é bem vinda nesta idade, com vistas à inter e trans disciplinariedade (Artes, Geografia, Língua Portuguesa e História)
SUGESTÃO DE USO EDUCATIVO
PEÇA TEATRAL
Dramatização de cenas urbanas, envolvendo cenas urbanas de abandono familiar e violência urbana. Solicitação de paz, respeito e obediência aos direitos humanos O objetivo é estimular a reflexão e de fazer com que exista um movimento de integração entre os jovens com vistas a anulação do preconceito racial e social. A atividade envolve as disciplinas de Arte, Língua Portuguesa (Linguagem, código e suas tecnologias) e História (Ciências Humanas e suas tecnologias).
SITES RELACIONADOS
www.casalimabarreto.com
Núcleo de Pesquisas sobre Lima Barreto e sua obras.
www.academia.org.br
Academia Brasileira de Letras
Nenhum comentário:
Postar um comentário