PARANAPIACABA

PARANAPIACABA
Vila Ferroviária de Paranapiacaba

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

CEETEPS: pequena história

Caros,

Mais um texto interessante.
Este é sobre a história do Centro Paula Souza, lócus da minha pesquisa.



            CEETEPS: pequena história

No que se refere ao Centro Paula Souza, este é uma autarquia[1] estadual vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. Segundo dados da própria autarquia, o Centro administra 151 Escolas Técnicas ETECs e 47 Faculdades de Tecnologia FATECs estaduais em 127 cidades no Estado de São Paulo. As ETECs atendem cerca de 118 mil estudantes, sendo aproximadamente de 30 mil no Ensino Médio e mais de 87 mil no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, em 86 habilitações.
Criado em 6 de outubro de 1969, o Centro Paula Souza foi transformado em autarquia de regime especial[2] associada e vinculada à Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” UNESP, em 1976. Isso se deu através da Lei 952, de 31/1/76, justamente a lei que criou aquela Universidade. Deste período até meados de 1987, o Centro sempre esteve amparado nos estatutos e regimentos da UNESP e foi por tais instrumentos que foram norteados os seus princípios administrativos e políticos.
O objetivo do vínculo com a UNESP foi dar ao Centro Paula Souza um acompanhamento didático-científico, administrativo, patrimonial e de resultados.
No que diz respeito ao Centro Paula Souza, este por sua vez é constituído em rede, da qual faz parte a ETEC “Julio de Mesquita”.


[1] Por autarquia, aqui exposta, entende-se: Entidade estatal autônoma, com patrimônio e receita próprios, criada por lei para executar, de forma descentralizada, atividades típicas da administração pública. (FERREIRA, 2004, p. 231).
[2] A autarquia especial refere do vínculo com a UNESP foi dar ao CEETEPS um acompanhamento didático-científico, administrativo, patrimonial e de resultados. Os recursos financeiros são repassados pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário