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Vila Ferroviária de Paranapiacaba

terça-feira, 5 de outubro de 2010

SISTEMA DE ENSINO FORMANDO CIDADÃOS

SISTEMA DE ENSINO E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ESPAÇO ESCOLAR: FORMAÇÃO DE CIDADÃOS



Há algo novo no universo da educação. Muito se discutiu a respeito de sistema de ensino mediante a uma questão central: como educar crianças? Queremos oferecer, trabalhar ou desenvolver com liberdade, pragmatismo ou tradicionalismo a educação?
Na verdade queremos uma educação com formação, pois educação é um processo por meio do qual os indivíduos assemelham-se e diferenciam-se. Por meio dela tornam-se iguais, próximos, mas tornam-se também diferentes uns dos outros. Nesse sentido a educação é o movimento que permite a homens e mulheres apropriarem-se da cultura, estabelecendo com ela uma identidade. Tal movimento atribui à educação uma dimensão de realização social, e outra, subjetiva, de realização individual.
Essa ação é possível. Tais valores estão expressos e podem ser encontrados, trabalhados e desenvolvidos em sala de aula quando o professor ensina, realizando mediação do seu conhecimento com os conceitos e quando o aluno aprende, realizando mediação com os conceitos envolvidos num momento de solidificação do trabalho pedagógico. Trabalho este que necessita de um processo temporal que estabeleça harmonia entre aplicação de conteúdo, avaliação e resultados a aprtir de um planejamento pedagógico eficaz sob a prática de um plano eficiente.
Momentos que originam, para o professor, oportunidades novas de estar com os alunos e de ouvir suas “vozes”, compartilhando com os pais o exercício do conhecimento. Observar seus comportamentos. Descobrir aspectos capazes de estabelecer, em outros momentos criativos de ensino, pontes e diálogos que garantam aproximações entre as expectativas do aluno, dos professores e a da escola. Condições indispensáveis para se propor a ensinar para/em uma nova era contemplando aspectos de civilidade, moral e justeza.
A formação educacional deve capacitar para a execução de tarefas práticas (técnicas específicas) e principalmente para as atividades intelectuais, pois estas sustentarão as ações das futuras profissões escolhidas.

Técnica
Ética
Estética
- Caligrafia legível nos registros: caderno, cartazes, trabalhos e provas
- Utilização de papel adequado: sulfite, almaço ou outros quando solicitado
- Uso dos recursos tecnológicos: computadores, Internet e calculadoras
- Responsabilidade
- Pontualidade
- Respeito
- Honestidade
- Correta utilização de fontes de pesquisa (não se apropriar de idéias e textos alheios)
- Padrões de comportamento disciplinar
- Cuidados com o material escolar
- Formatação e padronização dos trabalhos e pesquisa acadêmicas

                O cumprimento destas três dimensões proporciona condições para o desenvolvimento de um perfil de estudante comprometido e que corresponda às expectativas do mundo do trabalho. O processo de ensino e aprendizagem é valorizado quando é capaz de atender às necessidades técnicas, éticas e estéticas (RIOS, 2001).
            Aprender é adquirir novos valores. Valores contidos e expressos nos Sistema Integrado de Educação Formando Cidadãos

SISTEMA INTEGRADO DE EDUCAÇÃO FORMANDO CIDADÃOS

Análise pedagógica e concepções

Sistema: implica organização sob normas próprias (o que lhe confere um elevado grau de autonomia) e comuns (isto é, que obrigam a todos os seus integrantes). SAVIANI (http://www.scielo.br/pdf/es/v20n69/a06v2069.pdf).
Ora, se “sistema é a unidade de vários elementos intencionalmente reunidos, de modo a formar um conjunto coerente e operante” (Saviani 1996, p. 80), as exigências de intencionalidade e coerência implicam que o sistema se organize e opere segundo um plano.

Integrado: atividades de verificação, monitoramento e as ações corretivas / preventivas visando a melhoria do desempenho. não significa apenas que os requisitos das normas são tratados de maneira agrupada, no mesmo documento ou que as auditorias são realizadas no mesmo momento. A integração vai além do agrupamento de requisitos – ela considera a sinergia que cada tema pode ocasionar: Afetividade / estética.

Educação: Educação formal, universal e humanística. Por meio dela tornam-se iguais, próximos, mas tornam-se também diferentes uns dos outros. Nesse sentido a educação é o movimento que permite a homens e mulheres apropriarem-se da cultura, estabelecendo com ela uma identidade. Tal movimento atribui à educação uma dimensão de realização social, e outra, subjetiva, de realização individual.
Formando: formação contínua e aprofundada revisão de valores, sentimentos e juízos (de valor e de realidade) Por uma educação nova. Paulo Freire.

Cidadão: individuo humano dotado de responsabilidade. Autonomia plena. cidadão é aquele indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. Habitante da cidade. Indivíduo, homem, sujeito.

DIFERENCIAIS DO FORMANDO CIDADÃOS

·      Um ensino estruturado: (Passo a passo, os livros oferecem teoria, aplicação, exercícios e pesquisa – ação. Essa ajuda permite ao professor sair da decoreba, da tradição ou da monotonia oferecendo ao professor a oportunidade de concretizar o processo de ensino e aprendizagem no lócus da pesquisa – ação – pesquisa. A discussão do processo de ensino e aprendizagem deve reflexiva conceituando aprendizagem a relação do aluno com os conceitos e ensino a relação do professor com os conceitos.
·      Integração curricular entre os textos das várias disciplinas. Com abordagens trans, multi e inter disciplinar.
·      Enquadramento poli-temporal entre conteúdo propedêutico, formação humanística, avaliação e correção.

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